O Google pode estar preparando uma enorme surpresa este ano. Algumas pessoas bastante influentes e íntimas com o mundo Android sugeriram que o Android Nougat pode ser a última versão do sistema operacional.
David Ruddock, editor-chefe do site Android Police, um dos mais conceituados do mundo sobre o sistema operacional, publico este tweet:
Wonder if there will be an Android O.
trolling
mostly https://t.co/03BQakJRQN
— David Ruddock (@RDR0b11) 10 de dezembro de 2016
Basicamente, ele se pergunta se haverá um “Android O”, diz que está brincando, mas nem tanto. O tweet foi retweetado por Evan Blass, o conhecido Evleaks que proporcionou alguns dos maiores vazamentos da indústria.
Think we might have a winner in oatmeal cookie. https://t.co/nPG1s0H1A2
— Evan Blass (@evleaks) 10 de dezembro de 2016
Em tradução direta, ele diz: “Rumor do Android Police: Google pode interromper o desenvolvimento do Android após o Nougat”.
Projeto Andrômeda
Mesmo que o Android esteja próximo do fim, obviamente não quer dizer que o Google abandonará a área mobile. Especula-se que a empresa esteja planejando uma unificação entre o ChromeOS e o Android. Este seria o tal Projeto Andrômeda do qual já ouvimos falar alguns meses atrás.
Dessa forma, os desenvolvedores poderão criar apps universais, similar ao que vemos no Windows 10. Atualmente, apenas com uma versão beta do ChromeOS é possível rodar apps Android em Chromebooks, e de forma bastante limitada.
Essa novidade já era esperada para 4 de outubro, quando o Google anunciou o Pixel e Pixel XL. O próprio Hiroshi Lockheimer, vice-presidente da divisão Android, havia sugerido uma grande novidade nesta data.
We announced the 1st version of Android 8 years ago today. I have a feeling 8 years from now we’ll be talking about Oct 4, 2016.
— Hiroshi Lockheimer (@lockheimer) 24 de setembro de 2016
Em tradução direta: “Anunciamos a primeira versão do Android 8 anos atrás. Sinto que daqui 8 anos, estaremos falando sobre o dia 4 de outubro de 2016”.
Pelo jeito, as coisas não correram tão bem quanto o esperado, ou então Hiroshi estava apenas falando sobre o Pixel.
E você, o que acha, será que o Google vai “matar” o Android e lançar algo novo?