Não é incomum ver usuários Android e IOS quase caindo na porrada por causa de sistemas operacionais. Essas brigas a fim de proteger um sistema operational são normalmente referidos pelos usuários por ser fanboy de terminado sistema operational. Mas uma coisa que a maioria de ambos os usuários do Android e do IOS tem em comum é tirar sarro do sistema operational Windows Phone.
Afinal, qual o real problema da plataforma Windows phone em relação ao IOS e Android? O problema numero 1 sitado pelos usuários é a falta de aplicativos básicos encontrados em outras plataformas. Normalmente isso traduz que aquele aplicativo que você tanto amava no Android e/ou IOS você não irá encontrar no Windows phone. Mas isso vem a própria Microsoft determinando padrões específicos para aplicativos serem adicionados a sua biblioteca e nem é sempre o desinteresse da desenvolvedora.
Outro problema que mais e mais está afetando a plataforma é suas vendas e seu patrimônio no mercado mobile, até o presente momento a plataforma Windows Phone tem menos de 3% de mercado comparado aos 82% do Android e 14% do IOS. E diferente do IOS que mesmo com um numero baixo de mercado tem lucros anuais nas vendas de smartphone High-End (pois não vendem aparelhos de baixo custo) até maior que sua maior competidora no Android a Samsung.
Para piorar a situação, a Microsoft em sua ultima conferencia também deixou claro que no momento o windows phone não está sobre seu foco de interesse : Terry Myerson Vice presidente da Microsoft fala sobre não ter foco no Windows phone este ano.
O fim então é lucro! Não teremos mais uma plataforma morta que não cresce!
Então deve-se pensar que os usuários de Android e IOS vão adorar essa noticia, certo? De fato muitos usuários usará isso para dar outra banda na plataforma toda vez que houver uma discussão. Mas o fim do windows phone não é lucro para nenhuma plataforma grande como o Android e IOS, pois a inovação depende bastante do nível da competitividade. Por mais que a plataforma WP é pequena ela protagonizou muitas coisas que até o IOS e o Android aderiram em seus aparelhos. O Lumia 820 e Lumia 920 são exemplos disso por serem os aparelhos que realmente levaram o carregamento sem fio em smartphones adiante e hoje a grande maioria dos smartphones Android high end suporta essa tecnologia. No mesmo ponto temos cameras que por mais que não seja o ponto crucial na compra de um Smartphone, quase toda vez que a empresa lança um smartphone com uma câmera ela é melhor que seus competidores. Empresas como a Samsung que tem como facilidade experimentar o mercado até já lançou sua linha Zoom para tentar entrar no mercado de Camera phone e mesmo assim, não se compara aos aparelhos da Microsoft.
[dropcap]E[/dropcap]m resumo, o Windows Phone pode não ser a plataforma mais popular, pode não ser a plataforma com maior diversidade, pode não ser a plataforma mais atraente aos usuários e desenvolvedores. Mas ela é lucro para todos, inclusive aqueles que não gostam da plataforma. Se o IOS e Android monopolizar o mercado de smartphones como é no caso de processadores de computador, se prepare para o mesmo do mesmo com uma pitada de repetição todo ano.