[dropcap]G[/dropcap]uia sobre sistemas operacionais não é comum de se encontrar na internet, tão pouco um que ajude a entender como o sistema operacional Android funciona, porque ele funciona desta forma, porque eu deveria sair do meu sistema operacional e testar o Android e quais os lados ruins e bons da plataforma. Então faremos exatamente isso aqui neste artigo de forma resumida e simples de entender até para quem não tem muito tato sobre os sistemas.
Primeiro vamos desmistificar os mitos.
O mito mais comum de se ouvir é que o sistema operacional Android é bugado e lento, inclusive até hoje usuários de outras plataformas ainda tendem a usar isso como base de argumento. Então se você acha, concorda ou está com medo de se aventurar no Android por causa disso, são alegações falsas.
O Android já foi bugado? Sim ele já foi. Ele já foi lento? Também já foi. Mas assim também foi o caso até do IOS nos seus primeiros aparelhos. IOS hoje é uma das plataformas mais fluídas de se usar e isso não apenas comparando as plataformas de smartphones. Porém, Android não está ficando por trás, inclusive consegue competir de igual para igual com o IOS nos quesitos que os dois tem em comum ainda hoje.
Porque os usuários Android brigam entre si se é a mesma plataforma?
Até um certo momento, Windows Phone fazia colaboração com outras fabricantes de outras plataformas, como a Samsung e HTC, que já criaram aparelhos para a plataforma Windows Phone em um passado não tão distante. Mas isso foi acabando conforme a plataforma foi perdendo vendas e mercado. A Apple não deixa outras fabricantes criarem aparelhos por outras fabricantes com seu sistema operacional e por isso todo aparelho com IOS sempre será feito pela Apple. Diferente das duas plataforma, o Android tem várias e várias fabricantes para que o usuário tenha uma escolha melhor em design, interface, potência e custo. Quando você ouvir que o Android é muito “desfragmentado” eles se referem exatamente a isso. Para cada fabricante ela tem vários aparelhos de diferentes custos, modelos e designs para a escolha do usuário. Isso ajuda o usuário a escolher melhor o aparelho que melhor se adapta as suas necessidades. Mas então se isso é uma coisa boa, porque os usuários Android chegam a puxar no cabelo do outro em discussões pela internet? É o mesmo motivo do qual existem discussões sobre qual sistema operacional é melhor, qual carro é melhor, qual computador é melhor e etc. As pessoas normalmente criam discussões pela internet apenas para dizer que o que ela tem é melhor do que o que a outra pessoa tem. Sendo assim, ela tenta sempre que pode persuadir a pessoa que está em dúvida de escolher o que ela usa também. Isso fica ainda pior quando se tem uma diversidade grande de opções como no Android.
Tem algum lado negativo na diversificação do Android?
Sim e é facilmente visto, especialmente quando é comparado com uma plataforma que é exatamente o contrário do Android, o IOS. Quando se está na escolha de um Android você é posto com uma simples pergunta: “Qual aparelho Android é melhor pra mim?” e muitas vezes você terá várias opções mesmo tentando escolher naquilo que você dá como prioridade, além disso, você sempre sai perdendo alguma coisa escolhendo entre um ou outro, pois nenhum aparelho de nenhuma plataforma é perfeito. Um pequeno exemplo seria escolher um aparelho com uma boa câmera, boa bateria, e uma interface simples. Você seria apresentado com vários aparelhos e na escolha de um aparelho com boa bateria poderia perder câmera e uma interface simples em comparação ao outro ou perder outra coisa escolhendo o outro. Quando se compara ao IOS você tem 1 aparelho de uma fabricante e no máximo 3 aparelhos para escolher que basicamente oferece a mesma coisa que o outro, dificilmente alterando muita coisa. No caso do Windows Phone não ter essas guerras é porque hoje todos ou a grande maioria dos aparelhos são feitos por uma empresa apenas, mesmo que haja aparelhos de custos diferentes, todos são da mesma fabricante.
De onde vem esses lags e bugs que são mostrados diariamente em grupos, páginas de tecnologia, youtubers, entre outros sobre os smartphones que mostram uma certa lentidão?
Primeiro que lento nenhum dos três sistemas operacionais mais vendidos no mercado hoje tem mais. E a lentidão no sistema pode ser causada por fatores de custo, inexistente no IOS que não tem aparelhos de baixo custo. Por exemplo, no Android na data de hoje a versão mais comum do sistema ainda é o lollipop 5.0+ e pode ser encontrado em aparelhos custando de 500 reais como o Moto E da Motorola ou o Redmi da Xiaomi, até os mais caros de 2000+ como o Motomaxx da Motorola ao Note 3 da Samsung. A performance do aparelho irá variar conforme custo. O aparelho mais barato dificilmente irá dar a você uma performance comparável ao aparelho do mesmo ano da Apple que sempre terá um preço bem mais elevado que os aparelhos de entrada do Android. Isso funciona como uma faca de duas pontas, o Android sempre irá conseguir vender para uma massa maior de usuários por causa do valor mais acessível, mas não terá uma performance sempre na melhor possível em comparação à aparelhos bem mais caros.
E quando um aparelho Android se mostra mais rápido que o outro? As vezes até mais caro que o outro e mesmo assim não é tão rápido quanto?
Esse tipo de pergunta normalmente é a faísca das fogueiras nas discussões em qualquer grupo, comunidade ou comentários por usuários em vídeos no YouTube que fala sobre o Android. Então vamos lá, já viu aqueles vídeos que compara um aparelho mais caro de uma marca no Android contra um aparelho mais barato e o mais barato consegue ser mais rápido em executar a mesma função? Isso se dá ao simples fato de peso, normalmente o aparelho que mais faz precisa de um tempo maior para executar a mesma função. Se visualize em uma corrida onde o objetivo é levar o maior número de pedras até o outro lado de uma ponte. Imaginando que os dois tem a mesma força e massa corporal, quem mais levar vai demorar mais para chegar, porém será mais eficiente. O mesmo é o caso do Android. O motivo no qual alguns aparelhos são mais rápidos que outros para executar alguma função normalmente está ligada ao quanto o aparelho que é menos rápido irá te oferecer. As diferenças entre aparelhos da mesma linha normalmente é de até 2 segundos de diferença que para alguns, é melhor esperar 2 segundos e ter mais com o que trabalhar do que ganhar 2 segundos e ter menos. Vai depender do que você tem como prioridade.
Eu preciso fazer o tal de Root no Android?
Obrigatoriamente não, mas o root pode ser um requerimento dependendo do que você tem interesse em fazer nele. O root é uma espécie de chave de segurança que te deixa melhor modificar o sistema do seu aparelho. O root pode causar na perda de sua garantia de software, então caso você precise da garantia por ter feito alguma com o root, a fabricante pode te cobrar por isso. Porém, dá para usar o aparelho perfeitamente sem a necessidade de Root.
Vírus é um problema que eu deva me preocupar no Android?
Sim e não ao mesmo tempo. Vírus em si no Android é impossível ter, e isso vai ficando mais e mais impossível a cada atualização que se passa do Android. Primeiro vamos explicar por que não existe Vírus para Android.
Vírus são seres que se multiplicam no sistema sem o conhecimento do usuário, causando assim lentidão à programas instalados sem autorização prévia do usuário e mal funcionamento do sistema. Tal coisa não existe no Android porque qualquer aplicativo que quer ser instalado no aparelho precisa ser autorizado pelo usuário. Para isso, sua propagação no sistema é também apenas permitida pelo usuário e na atual versão do Android 6.0+, todo aplicativo precisa pedir permissão para poder acessar ou modificar qualquer coisa em seu aparelho.
Então se não existe Vírus, por que sim e não? Deve-se preocupar com outra coisa que normalmente os usuários chamam de vírus, O malware. Como falamos acima, para qualquer aplicativo ser instalado em seu aparelho ele precisa de permissão de você para fazer isso, mas existe uma forma de burlar isso, e é via uma “ponte”. Essa “ponte” que falamos são aplicativos como lojas piratas que às vezes precisam de root para ter acesso direto ao aparelho sem ter que pedir permissão. Isso viabiliza ela a instalar qualquer aplicativo em seu aparelho sem você saber e até bloquear você de excluir eles. Como nas lojas podem existir aplicativos modificados, além da loja, você ainda terá de preocupar com os aplicativos que você escolhe instalar dela. Se você decidir baixar aplicativos na internet fora da loja oficial Google ou Amazon, você também tem o perigo de pegar malware que irá não só prejudicar a performance do seu aparelho, assim como poderá causar transtornos ao usuário. Isso pode se agravar ainda mais se tiver root, pois ele pode também conseguir burlar as permissões e roubar informações do aparelho.
Para ficar seguro, a melhor coisa a se fazer é usar sempre aplicativos da loja oficial da Google ou da Amazon. Se aventurar nos aplicativos “de graça” que são pagos na loja oficial pode custar caro a você, assim como desmotiva o crescimento e aprimoramento da plataforma.
*Bônus
Android é uma plataforma diversificada em si mesmo, como? No Android temos os Aparelhos Shield da Nvidia feitos propriamente para jogos. Nvidia Shield são aparelhos com a maior potência na plataforma Android e são difíceis de achar aqui no Brasil para vender por não ser comercializado aqui. Tais aparelhos tem jogos exclusivos na Play Store para tomar melhor uso de sua potência e caso o usuário tenha dificuldade em saber quais jogos são exclusivos à ele com o Nvidia Shield na Google Play, existe também o TegraZone (específicos para os aparelhos com chips da Nvidia).