O Android P foi oficializado pela Google em seu evento Google I/O 2018 no início do mês de maio. Ainda que a liberação para o usuário final só deva acontecer no mês de agosto, temos em primeira mão a lista com os aparelhos de cada marca que que foram confirmados para a nova versão do sistema Android; Lembando que ainda é muito cedo, e podem ser feitas algumas mudanças nesta lista com o decorrer do tempo, porém estamos disposto a atualizar ela sempre que houver novidades.
A linha Pixel ja é conecida como os “garotos-propaganda” de toda nova versão do Android, com os dispositivos mais recentes já podendo até mesmo usufruir de prévias da plataforma. Com isso, devemos ter todos os Pixel atualizados para o Android P na semana em que ele estiver disponível oficialmente.
A Samsung vem mudando sua política de atualizações, algo que ficou claro no Android Oreo e provavelmente será mantido para a geração P. Devido a isto, além dos flagships mais recentes devemos ter também alguns intermediários premium e intermediários mais básicos sendo agraciados com a nova versão, mesmo que demore um pouco para isso acontecer.
Motorola
A Motorola vem sendo bastante criticada por demorar para liberar atualizações do sistema em seus dispositivos, algo que era justamente o maior diferencial da marca nos tempos sob tutela da Google. Além disso, a empresa já confirmou que alguns lançamentos recentes não receberão a nova versão da plataforma, o que deixou muitos usuários desapontados.
LG
Infelizmente usuários de smartphones LG vivem na incerteza no que diz respeito a atualizações, sendo agraciados na maioria das vezes apenas os flagships mais recentes das linhas G e V, com raras exceções como o caso do K10 atualizado ao Android Nougat
Asus
A Asus foi uma empresa que mudou da água para o vinho no que diz respeito a atualizações, acertando o passo desde sua linha Zenfone 3 e conseguindo elevar bastante sua imagem com o público geral. Devido a isto, é bem provável que vejamos o Android P em todos os modelos das linhas Zenfone 4 e Zenfone 5, ainda que não se saiba quando isto acontecerá, já que a linha Zenfone 4 está demorando bastante para ser agraciada com o Oreo, assim como a família Zenfone 3.
Sony
Outra empresa que vem se destacando em atualizações é a Sony, mesmo contando com um vasto portfólio devido à sua política de lançamentos para o nicho topo de linha. Isto torna bastante provável a atualização ao menos dos modelos lançados para as linhas XA e XZ de 2017 para cá, incluindo suas respectivas variantes.
Nokia
A Nokia pode ser vista como uma das parceiras mais próximas da Google na atualidade, o que é irônico se considerarmos que a companhia passou por maus bocados justamente por desconsiderar o Android e partir ao Windows Phone no início da década. Isto fez com que todo o novo portfólio da empresa fosse vinculado ao projeto Android One, o que por si só já garante a atualização ao Android P.
Aí sim! HMD Global garante Android P para todos os modelos Nokia
Oneplus
A OnePlus toma muito cuidado para não dar passos maiores que as pernas, mantendo um portfólio enxuto para que dê conta de atualizá-lo pelo período sugerido pela Google. Devido a isto, podemos esperar que ao menos o OnePlus 5 e sua versão com tela 18:9 sejam agraciados, bem como o recém-anunciado OnePlus 6 que já está recebendo as primeiras prévias da nova versão do sistema.
A Xiaomi entretanto não liberou nenhuma informação sobre como vai funcionar o sistema de atualizações dela para o Android P, visto que ela tem o costume de falar apenas sobre atualizações da MiUi, então temos apenas uma lista de aparelhos que irão receber a MiUi 10, mas não foi informado qual será a versão do android para esses aparelhos.
A versão beta da MIUI 10 já está disponível desde meados de junho, enquanto a variante estável da ROM deve ser liberada no mês de setembro.
E ai? o seu aparelho vai ser atualizado? Conta pra nós ai nos comentários!