Assim que o Pokémon GO foi lançado no ano passado, os usuários começaram a buscar maneiras de burlar o sistema e ganhar vantagens sobre outros jogadores. Diversas ferramentas e técnicas começaram a surgir para o jogo nas lojas de aplicativos e pela internet toda. Isso foi ainda mais verdade no Brasil, especialmente no período em que o jogo não chegou oficialmente ao país. Porém, agora a Niantic implementou uma maneira de lutar as trapaças.
Uma nova técnica de anti-cheat começou a ser aplicada no jogo para impedir, ou desencorajar, jogadores planejando trapacear. Por exemplo, se você estiver utilizando um aplicativo para modificar artificialmente sua localização, não verá no mapa pokémons raros, somente os básicos.
De acordo com o portal Pokémon GO Hub, a nova medida afetará apenas os jogadores que já foram marcados pela Niantic por utilizar aplicativos proibidos pelo Termo de Serviço do jogo.
Isso, infelizmente, também significa que se você estiver utilizando um aplicativo que modifica esses dados no seu smartphone ou utiliza técnicas similares aos dos cheats, mas para fins diferentes, sua conta também poderá ser marcada pela Niantic, o que pode prejudicar a experiência no jogo apesar de não ter trapaceado.
Não sabemos se essa medida é permanente ou apenas temporária, mas mostra que a Niantic está preocupada com os cheaters no Pokémon GO, algo que parecia não ser uma preocupação até um tempo atrás.