Para a tristeza da Apple, a União Européia poderá obrigá-la a deixar seus conectores lightning.
A Apple hoje é uma das poucas marcas que continua com a entrada de carregamento diferente dos das demais empresas.
O cabo lightning é mais fino, mas o convencional arredondado USB tipo C, é muito mais rápido, o lightning é utilizado apenas pela Apple.
Sendo assim, somente a empresa de Cupertino faz o uso desse tipo de entrada, e as empresas fabricantes de cabos que quiserem criá-los para iPhone, tem que pagar uma licença à empresa.
Além de exclusivo, o cabo lightning é um negócio interessante para a Apple, um único cabo não é vendido por menos de 100R$ aqui no Brasil, talvez seja por algumas das empresas licenciadas, mas eu desconheço, até mesmo na iPlace nos custa cerca de 120R$.
Por falar nisso, a iPlace nos proporciona cabos lightning mais resistentes, com 1,2 metros e o material em fibra sintética e nylon trançado duplo além de a garantia de 24 meses.
Continuando… as pessoas não respeitam muito as particularidades de cada Smartphone, e fazem o uso de qualquer cabo que caiba para recarregar seus respectivos aparelhos, e isso diminui a vida útil do Smartphone ( Saiba como recarregar seu Smartphone corretamente ).
A Apple se fizesse seus cabos com a entrada tradicional USB-C, obviamente perderia dinheiro, mas a União Européia não esta nenhum pouco preocupada com isso.
Por imposição da União Européia, a Apple poderá ser obrigada a mudar seus cabos lightning para os convencionais.
Isso acontece pois a União Européia está farta de ver o lixo eletrônico aumentar, e uma simples medida poderia reduzir significantemente esse lixo.
A União Européia em 2010 fez uma apelação para que todos os fabricantes fizessem o uso de cabos iguais, empresas como Apple, Samsung, Huawei e Nokia assinaram o documento, onde tentariam uniformizar voluntariamente seus cabos para reduzir o lixo eletrônico.
Passaram-se 8 anos e nada da Apple mudar seus cabos lightning, por esse motivo a União Européia poderá tomar medidas drásticas que obriguem os fabricantes de smartphones na Europa a utilizarem um único cabo.
Recentemente também surgiram informações na internet sobre os novos iPhones 2018 terem cabos específicos, saibam mais ( Novos iPhones terão carregadores específicos ).