Se você se acha um Deus do modding por instalar LineageOS (ex-CyanogenMod) em seu smartphone Android, então ainda tem muito o que aprender. Pode começar, por exemplo, tentando rodar Windows XP em um iPhone 7 e… sem jailbreak! Se você curte esse tipo de coisa, poucas coisas serão mais satisfatórias ou inúteis. Afinal, quem precisa de um smartphone moderno que faz de tudo quando se pode ter um sistema operacional desktop da década pessada?

É claro que não se trata de uma instalação normal de sistema operacional. Você não pode simplesmente trocar o iOS pelo Windows XP ou OS X. Porém, com um emulador como o iBox, que pode ser instalado através do Xcode sem a necessidade de jailbreak, é possível rodar o Windows XP dentro de uma máquina virtual.

Como você pode ver no vídeo abaixo, o Windows XP não roda tão bem apesar do chip A10 Fusion e 2GB de RAM do iPhone 7. Isso acontece porque o sistema operacional está rodando dentro de um emulador, o que afeta diretamente a performance. O simples fato disso ser possível já é uma bela demonstração do poder atual dos smartphones.

O processo para conseguir rodar o Windows XP no iPhone não é muito simples, e algum conhecimento em C++ é recomendado. Contudo, se você já está acostumado a carregar aplicativos pelo Xcode, pode conferir o projeto e testar sua sorte. Todos os arquivos estão disponível no Github.