Nova tecnologia via infravermelho é 40x mais rápida que WiFi

A internet sem fio se tornou absolutamente essencial nas nossas vidas diárias, então é natural que velocidades baixas nos deixem irritados. Felizmente, um estudante holandês conseguiu algo que pode mudar tudo: utilizar infravermelho para transmitir dados sem fio para seu aparelho.

O trabalho foi parte de sua dissertação para conseguir seu PhD. A capacidade de velocidade é realmente assustadora, mais de 40 gigabits por segundo, em comparação com apenas 1 gigabit do que o WiFi 802.11ac consegue.

Este sistema infravermelho consegue atender múltiplos aparelhos ao mesmo tempo, é barato e não sofre com interferências de rádio, o que é um problema no WiFi. Apesar de serem sido testados apenas transmissões de dados de curta distância, há muito potencial. O maior problema é que obviamente, a luz infravermelha não passa por paredes, então será necessário uma antena em cada cômodo da casa, por exemplo.

Outras tecnologias de WiFi através da luz já foram apresentadas, mas todas com velocidades limitadas. Além disso, funcionavam através de lâmpadas e a deixar ligada o tempo todo não parece ideal.

Outros estudantes da mesma universidade estão estudando outras coisas como a possibilidade de localizar o aparelho que está utilizando a internet infravermelha, enquanto outros tentam descobrir maneiras de conectar “antenas infravermelhas” com fibra óptica.

O chefe do projeto, Tom Koonen, acredita que não demorará para vermos essa tecnologia sendo utilizada comercialmente em lojas em casas. Ele estima algo em torno de cinco anos até que comecem a ser vendidos notebooks e outros produtos compatíveis com a nova tecnologia.

Fonte

Anterior «
Próximo »

1 Comente

  1. Oi, eu tenho um J5 e gosto do aparelho, mas não consigo unir a memória interna com a externa. 16GB não dá mais e o cartão de 32GB ta subutilizado.
    Estou avaliando trocar de aparelho…qual seria o melhor upgrade, fora Samsung?
    Uso tudo, menos fazer ligações…

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

X