Parece coisa de filme de Ficção Cientifica mas não é. Que tal tocar na sua pele ou em um objeto para controlar seu smartphone? Essa é a ideia da desenvolvedora FinferIO para tentar revolucionar a forma com que você usa seu smartphone ou tablet. A ideia parece fora da nossa realidade mas a forma encontrada de fazer ela funcionar é bem simples.

A Basicamente transforma seu smartphone em receptor ativo de SONAR para reconhecer os movimentos e assim demonstrar na tela do seus dispositivo. Tal função também servirá para inumeras funcionalidades como mostra o vídeo abaixo.

FingerIO está sendo desenvolvido para funcionar em smartphones Android com no minimo 2 microfones e também disponibiliza funções de gesto para Smartwatches com no minimo 1 microfone.

Mais ai vem a duvida. Se ele funciona no som ele não teria interferência em locais com muito barulho? Não, conforme a empresa, o dispositivo usa uma frequência muita alta para não ter interferência em suas funcionalidades. Então, independe to barulho sonoros ao seu redor, as frequências vão sempre ser reconhecidas.

Ficou interessado? quer baixar? Bem, esse é o problema até o momento. Esse aplicativo (que não sabemos se usa algum tipo de dispositivo extra) está sendo desenvolvido pela Universidade de Washington e sua distribuição e comercialização ainda está sendo estudada. O que nos leva a pensar que possivelmente ela possa ser futuramente ser adquerida por alguma fabricante. que gosta de adicionar funções de gestos em seus smartphones… Samsung… cofcof…

Mas tudo indica que tal função pode ser bem util no dia dia, imagina apenas você deslizar o dedo no pescoço para controlar o volume de suas musicas no seu smartphone? ou até desenhar sobre uma superfície com uma caneta e seu desenho ir para a tela de seu smartphone/ tablet?  O futuro está mais próximo do que parece.

Fontes: Fast Codes desing, Universidade de Washington