SailfishOS

Sony e Jolla fecham acordo para Xperias rodando Sailfish OS no lugar do Android

A Jolla anunciou que seu sistema operacional aberto, o Sailfish OS, em breve chegará oficialmente para dispositivos da linha Xperia da Sony. A Jolla e Sony Mobile estão trabalhando juntos para suportar o Programa de Aparelhos Abertos da Sony.

O primeiro aparelho que receberá oficialmente o sistema operacional é o Xperia X, que está sendo exibido para jornalistas neste momento da estande da Sony na Mobile World Congress 2017 em Barcelona. De acordo com o press release da empresa:

“Nosso objetivo é oferecer o primeiro lançamento para clientes e membros da comunidade da Jolla até o final do segundo trimestre de 2017.”

Esta é uma boa notícia para a comunidade como um todo, e mostra mais uma vez a boa atitude da Sony em relação a suas políticas para manter os aparelhos abertos.

É claro que isso não significa que a Sony está abandonando o Android. Está apenas adicionando mais uma opção para seus usuários, especialmente aqueles que gostam de modificar o sistema e escolher sistemas mais abertos. E é sempre bom ver uma opção fora do duopólio Android/iOS ganhando algum tipo de força ou exposição.

O grande diferencial do Sailfish OS é sua natureza de código aberto e tem origens finlandesas. E uma grande vantagem do Sailfish OS em relação a outros sistemas operacionais do tipo é sua compatibilidade com aplicativos existentes para Android. O Firefox OS da Mozilla, que recentemente morreu, não possuía isso, por exemplo.

Anterior «
Próximo »

1 Comentário

  1. Excelente notícia, ótima iniciativa da Sony eles estão de parabéns por dar mais esta opção de SO para o cliente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

X