Está pensando em trocar seu smartphone por um mais moderno? As lojas físicas das Casas Bahia e o Pontofrio começaram hoje a aceitar smartphones usados como parte do pagamento pela nova compra. As Casas Bahia também já tem a novidade em seu site. Isso é muito bem-vinda para muitos, pois tira do cliente a dor de cabeça de ter que vender seu aparelho por outros meios e só então comprar o novo.

O preço máximo “pago” pelas lojas por um smartphone usados é de R$ 2.200. Basicamente, se calcula o preço a partir do valor quando o aparelho foi lançado, o valor em que está atualmente sendo comercializado no mercado de usados e outras variáveis.

A responsável pela novidade é a Brightstar. As lojas fecharam parceria com ela, que é especializada em recompra de celulares usados. Além de smartphones, tablets também podem ser utilizados, mas por enquanto apenas iPads são aceitos. Já smartphones são aceitos de cinco marcas: Apple, Motorola, Samsung, LG e Sony.

No exemplo abaixo, utilizamos um Galaxy S6 Edge de 32GB para a simulação. Nela, diversas perguntas são realizadas como: o aparelho liga? Qual a condição da tela? Qual a condição da carcaça? Os botões funcionam? E o LCD e touchscreen?

Recompra nas casas bahia

Caso tudo esteja em ordem, as Casas Bahia aceitaria seu aparelho como parte da compra diminuindo em R$ 680 o preço do novo smartphone.

Também é necessário informar o IMEI do aparelho. Assim, aparelhos roubados não poderão ser utilizados na venda. Além disso, ele precisa ter sido comprado no Brasil.

A ideia das lojas é utilizar o recurso para fazer “upselling”. Em outras palavras, vender algo mais caro para o cliente. Mas no fim, é algo positivo para o cliente que não quer se aventurar vendendo o smartphone usado para outra pessoa.

Como a Brightstar precisa do seu lucro, é claro que comprará por um preço inferior ao que conseguirá tirar do smartphone. Então pesquise por quanto seu smartphone está sendo vendido usado. Se a diferença entre a oferta da loja não for muito inferior ao que você conseguiria por outros meios, pode valer a pena.

A Brightstar espera expandir esse serviço para dezenas de outras lojas em breve.

X