O S Voice da Samsung sempre esteve atrasado em relação ao Google Now e outros assistentes virtuais ou aplicativos de comandos de voz. Hoje a Samsung tomou um grande passo para seguir em frente e anunciou oficialmente a Bixby, assistente virtual que estará no coração do Galaxy S8 e outros dispositivos da Samsung.

Porém, a Samsung diz que a Bixby não tem o objetivo de ser uma versão melhorada de outras assistentes que funcionam através de quantidades massivas de dados para melhorar os resultados. Ao invés disso, o objetivo da Bixby é melhorar a usabilidade do sistema.

Ou seja, se você quiser perguntar ao seu smartphone quanto é a raiz quadrada de 540, ainda precisará utilizar o Google Now ou Assistant. Na realidade, a Bixby é intimamente conectada a outros aplicativos da Samsung. De acordo com a empresa, tudo que você consegue fazer através de toques ou gestos, conseguirá através de comandos de voz sem precisar tocar a tela.

Isso também levanta um outro problema: compatibilidade. Se você não gosta dos aplicativos padrão da Samsung, a Bixby não terá muita utilidade. No momento apenas aplicativos da própria Samsung receberão o suporte. Já informaram que há planos de lançar uma API pública no futuro para outros desenvolvedores, mas ainda não há nada de concreto.

O primeiro aparelho com Bixby será o Galaxy S8, que será anunciado oficialmente no final deste mês. Espera-se que ele conte com um botão físico dedicado para a assistente, logo abaixo dos botões de volume.

Não sabemos se a Bixby chegará já suportando o português brasileiro, mas há uma alta possibilidade visto que provavelmente chegará suportando já 7 ou 8 idiomas.

X