Patente do Facebook nos leva a questionar se estariam nos ouvindo

Sempre há rumores sobre a segurança da nossa privacidade no Facebook, não é de hoje que se especulam que o Facebook poderia estar nos ouvindo, Mark Zuckerberg CEO da rede social nos assegura que isso não passa de teoria sem fundamento.
Mark diz também que o Facebook é a maior rede social do mundo, e que esta vive de venda e publicidade, e dos seus dados, porém, não há possibilidade de te ouvir. Embora o Facebook necessita de informações ele não recebe nada que não tenha informado.


Só que a nova patente do Facebook é tão intrusa e nos deixa tão desconfortáveis que os executivos da rede social tiveram que falar em público que nunca usariam dessa tecnologia, o que é no minímo estranho.
A seguir vamos explicar a patente e como ela funciona, porém vamos supor que o Facebook faria uso dessa patente nos seus usuários, isso nos fará perceber a real gravidade dessa situação.
Vamos pensar também que não faz muito sentido a empresa criar tal patente se não for fazer o uso da mesma, então vamos as explicações.


Vamos supor então, que a nova patente estivesse ativa:

O Facebook faria parcerias com canais de publicidade televisivas para mostrar o quão as suas publicidades na televisão afetam os visualizadores.
A publicidade então começa a aparecer na televisão e emite um som não audível ao Ser Humano mas detectável no smartphone.
O equipamento detecta o som e ativa o microfone sem qualquer sinal que está ativo e grava o meio ambiente em que está envolvido.
As gravações iam para os servidores do Facebook e serviriam para analisar a reação das pessoas ao verem determinada publicidade!

Resumidamente essa patente passa a te escutar sem que seja notificado, já que a mesma grava o som ambiente !
Percebam a gravidade dessa nova patente, um executivo da rede social se defendeu ao dizer que o Facebook só patenteou a tecnologia para se defender e defender o público de outros gigantes tecnológicos que o possam querer fazer.


Você acredita ? Se rumores sempre disseram que o Facebook estava nos escutando, esta nova patente reforça mais ainda o que se diziam rumores. Como saberemos quando a patente estará ativa se a mesma não nos notifica ?
A melhor maneira que assegurar sua privacidade é nas configurações do seu aparelho, vá até definições e não permita o acesso à tua câmera e ao teu microfone, porém, não se sabe também até que ponto a patente e a tecnologia ultrapassaria esse empedimento.
O que vocês acham sobre isso ? Seria invasão de provacidade ? Deixem suas opniões nos comentários.

 

Fonte

Anterior «
Próximo »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

X