Nokia se revela dona da marca de smartphones e tablets Alcatel

Essa é uma grande surpresa para todos. Quando a Nokia adquiriu a Alcatel-Lucent, não foi mencionado nada sobre uma aquisição da marca Alcatel que é utilizada para smartphones e tablets. Sendo assim, se assumiu que a marca Alcatel havia sido adquirida pela TCL para a venda desses aparelhos. A TCL também possui os direitos de uso da marca BlackBerry.

Porém, agora foi revelado que a marca Alcatel para dispositivos móveis estava sim inclusa no negócio e sua dona é a Nokia. Essa informação foi dada oficialmente pela Nokia. Ou seja, a Nokia é a dona da marca Alcatel, que está licenciada para uso pela TCL até o final de 2024.

“A marca Alcatel foi licenciada pela Alcatel-Lucente para a TCL para celulares e aparelhos e essa licença expira no final de 2024. Quando a Nokia adquiriu a Alcatel-Lucent em 2016, isso também incluiu os acordos para a marca Alcatel.”

Sendo assim, a Nokia é dona de duas importantes marcas de smartphones presentes atualmente no mercado: Nokia e Alcatel. Enquanto a marca Nokia é licenciada para a HMD, a Alcatel é para a TCL.

Contudo, a finlandesa tem mais poder sobre as escolhas que a HMD faz com sua marca original. Eles possuem bastante peso nas decisões da HMD e trabalham em grande cooperação, como aconteceu com os novos Nokia 3, 5, 6 e 3310. Em contraste, com a TCL é muito mais independente, apesar de alguma influência existir.

Não há como saber o que acontecerá quando o acordo chegar ao fim de 2024. Será que a Nokia irá realmente focar novamente no mercado de smartphones? Será que a Alcatel se tornará uma marca mais relevante no mercado ocidental?

Provavelmente não, com o licenciamento apenas sendo renovado. Mas é curioso ver a Nokia ter tido um fracasso recente tão triste no mercado e hoje ter duas marcas de aparelhos sendo comercializadas.

Fonte: NokiaMob

Anterior «
Próximo »

1 Comentário

  1. poderiam usar o disqus nos comentarios do site

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

X