Parece até que foi ontem que o Nexus 4 foi lançado né? Se ontem foi há 4 anos atrás e você estava internado até hoje, o Nexus 4 é considerado o maior guerreiro de atualizações na plataforma da Google, o Android. O Aparelho que foi negado o Android 6.0 a princípio pela Google, em uma rápida troca de eventos, acabou tendo atualização direta pela Google para o Lollipop. Marshmallow foi também negado à ele e mesmo assim o aparelho conseguiu a versão Marshmallow via ROMs criadas por desenvolvedores.

Pela segunda vez, o Nexus 4 foi novamente abandonada de seu direito de ter o Android Nougat pela Google. Felizmente o Zaclimon da XDA decidiu que a batalha deste guerreiro ainda não está no fim e disponibilizou uma ROM que leva o velho Nexus 4 até o Android que lhe foi negado, o Nougat. A ROM ainda está um tanto instável e repleta de bugs, mas caso deseja testar ela na forma de testes, ela está disponível neste tópico do XDA.
O mesmo acontece também ao One Plus One, que recebeu diversas ROMs graças à sua parceria com a Cyanogen. Agora, um membro do XDA Updateing postou uma versão em testes do Nougat para o One Plus One. Diferente da ROM para o Nexus 4, a ROM do One Plus parece ter quase tudo já funcionando. Entretanto, ainda tem bugs com apps e algumas funções ainda não estão funcionando. Mas se quiser testar você pode baixar ele neste tópico no XDA.
Indo para o assunto de tablets, temos também a empresa que é conhecida por nem sempre atualizar seus aparelhos que não são da linha principal. O desenvolvedor Schischu levou ambos, o Galaxy Tab S 10.5 e o 8.4 da Samsung, para o Android 7.0 Nougat. Até o momento, ele tem a versão disponível para instalar via recovery de ambos, a versão LTE e Wifi do 10.5 e promete a do 8.4 chegar em breve.
A ROM está quase pronta e tem alguns bugs gráficos na hora de rodar a tela, entre outros. Mas é de se esperar em uma versão tão recente desta ROM. Caso tenha interesse em testar esta ROM para seu tablet, pode baixar ele aqui neste tópico no XDA seguindo as orientações do tópico.
Podemos ver que nem sempre quando a fabricante decide não atualizar seus aparelhos, é que o aparelho será de fato “morto”. É sempre bom ver que os desenvolvedores vão continuar a dar suporte à aparelhos bem depois de serem esquecidos pelas suas fabricantes.
Via:9To5 Google | Fonte: XDA