Os fãs do CyanogenMod ficaram abalados com a notícia do fim da ROM que milhões de usuários utilizavam diariamente em seus smartphones. Porém, as coisas não foram tão negativas como podiam ser. A equipe por trás do CyanogenMod criou o LienageOS, que é basicamente a mesma coisa só que fora dos servidores da Cyanogen Inc. e com outro nome.

A nova ROM já está disponível para download em sua página oficial e suporta diversos aparelhos, incluindo alguns bem populares no Brasil, como o Moto G4, Moto G4 Plus, Nexus 5X, LG G3, etc. Basta acessar a página de downloads e conferir se seu smartphone já está na lista.

O sistema operacional base é o Android 7.1 para as versões 14.1 do LineageOS, como era com o CyanogenMod). Há duas versões disponíveis para as ROMs: Experimental e Nightly.

A Nightly é a versão que já víamos com o CyanogenMod. Ou seja, não é a estável, que ainda será lançada. Já a Experimental é uma versão para quem já tem o CM instalado e não quer reinstalar os aplicativos. Porém, ela pode não funcionar. Se este for o caso, o usuário precisará zerar seu smartphone e instalar a versão Nightly.

A equipe por trás do projeto prometeu o lançamento de compilações Release Candidate semanalmente, sendo aparelhos suportados aqueles que possuem oficialmente o Android Marshmallow e/ou Android Nougat.

X