Uma das maiores tendências da tecnologia é o abandono dos fios. Uma das principais empresas que impulsiona isso é a Apple, que cada vez mais fornece menos portas em seus dispositivos e recentemente abandonou a entrada para fones de ouvido no iPhone 7.

Porém, ao contrário de diversos aparelhos Android, os iPhones ainda não suportam nativamente o carregamento sem fio. Pelo jeito, isso está para mudar e de uma forma bastante interessante.

Recentemente vimos relatos de que a Apple teria firmado uma parceria com a Energous, uma empresa que desenvolve tecnologias de energia, incluindo carregamento de bateria de dispositivos eletrônicos. Isso foi interpretado por muitos como a chegada do carregamento sem fio nos iPhones.

O principal foco da Energous não é simplesmente o carregamento sem fio, mas sim o carregamento à distância. A empresa prevê que poderá lançar um componente deste tipo no início do terceiro trimestre de 2017, o que coincide com o lançamento do iPhone 8.

Outro indício é que o TechRadar descobriu que um alto funcionário que lidou com agências reguladoras na Apple recentemente tomou uma posição similar na Energous.

Como funciona?

As soluções existentes para carregamento sem fio necessitam que o aparelho esteja encostado, ou pelo menos fique extremamente próximo, da base.

Já a solução da Energous permite que o aparelho esteja até alguns metros de distância do carregador. O aparelho utiliza antenas que transferem a energia, e o usuário pode controlar qual aparelho recebe mais carga através de um aplicativo.

Caso a Apple aplique essa tecnologia no iPhone 8, será apenas questão de tempo até que tecnologias similares cheguem para smartphones Android.

2 Responses

  1. Jonathan R. Oliveira

    Ou pode ser que uma Huawei da vida vá lá e faça isso antes como ela fez com o Force Touch.. Vai saber

    Responder

Leave a Reply

Your email address will not be published.