iOS 12: Confira as novidades do sistema operacional

As novidades do iOS 12, o sistema operacional de aparelhos da Apple, já podem ser conferidas por desenvolvedores. A empresa, que anunciou a nova versão do sistema em Junho, na Worldwide Developers Conference, quer tornar o uso de iPhones e iPads mais “rápido, responsivo e agradável”.

Algumas versões para teste do sistema já foram disponibilizadas, com alguns problemas no meio do caminho: o Beta 7 foi retirado do ar, devido ao grande número de reclamações de usuários. Quem fez download do iOS 12 nessa versão, reportou que os aparelhos demoravam até 10 segundos para inicializar um aplicativo, depois do toque no ícone da tela inicial. A tela de desbloqueio frequentemente se mantinha congelada, entre outros bugs e problemas de desempenho.

Em menos de dois dias, a versão Beta 8 foi disponibilizada pela empresa na Central de Atualizações. A ideia é que essa nova versão, ainda voltada para programadores, conserte os erros apresentados na anterior. Para quem já baixou a versão, já se familiarizou com as novidades e, agora, pretende colocar a mão na massa para a criação de apps, a dica é acessar este curso para concluir a tarefa com sucesso!

Para quem não quer arriscar o download das versões teste e conferir as novidades do iOS 12, listamos aqui as principais:

Facetime com até 32 amigos

O Facetime agora permitirá que você faça uma única chamada de vídeo ou de áudio com até 32 pessoas. Para a conversa não virar bagunça e ninguém ficar perdido, a tela de quem está falando se expande automaticamente. As chamadas poderão ser criadas a partir de grupos em Mensagens ou dentro do próprio Facetime.

Desempenho

As ações no seu aparelho prometem ficar mais rápidas: a abertura de aplicativos, da câmera e o surgimento do teclado levarão menos tempo para serem concluídos. Se você é daqueles que abrem muitos apps ao mesmo tempo, sobrecarregando seu aparelho, o sistema também promete alta performance nesses casos.

Notificações agrupadas

Acabaram-se os dias em que a sua tela de bloqueio fica poluída com milhares de notificações. Agora, as notificações ficarão agrupadas por aplicativo e você poderá gerenciá-las, clicando em cada uma, respondendo suas mensagens ou descartando-as.

Usabilidade do aparelho

A Apple está realmente preocupada com o uso em excesso de seus aparelhos. O novo sistema possui funções que ajudam o usuário a ficar concentrado em outras tarefas, evitando a dispersão causada pelo celular. Um exemplo é o Não Perturbe; nenhuma notificação será mostrada nesse período, e se você acionar a tela inicial, verá apenas o horário definido para o despertador. Um ótimo incentivo para continuar dormindo, não acha?

Já o Screen Time vai monitorar quanto tempo você gasta em cada um dos seus aplicativos. O objetivo é relatar pra você, de forma objetiva, a sua produtividade (ou de quem usa o aparelho) e fazer com que você use o seu de forma consciente. Você também poderá definir um limite de tempo para usar, diariamente, cada aplicativo.

Fotos

As fotos na galeria serão apresentadas de forma inteligente. O compartilhamento com amigos que dividiram aquele momento com você também será mais fácil de ser realizado. Além disso, a busca por fotos na sua galeria será mais refinada: você poderá fazê-la através de palavras-chave; os resultados serão mais precisos.

Siri

A Siri também ficou mais inteligente. Agora, ela pode sugerir que você desative notificações de apps que não usa regularmente, além de indicar outros aplicativos para tarefas específicas que você queira fazer no momento. Atalhos também poderão ser ativados com a sua voz.

Animoji

O Animoji ganha uma nova feature: o Memoji. Com ele, é possível fazer um emoji que tenha a sua cara e que traduza o que você está sentindo naquele momento. Você é quem constrói as características do seu emoji – podendo, até mesmo, fazer com que eles se tornem 3D.

Realidade Aumentada

O ARKit 2 abre as portas do iOS 12 para a realidade aumentada. Isso traz uma oportunidade enorme para os desenvolvedores criarem aplicativos que brinquem com o recurso: aplicativos de jogos, educação e até funcionalidades. Veja aqui como criar aplicativos para o iOS 12.

Será possível medir distância e objetos usando este artifício – e até mesmo ver se um móvel cabe no cômodo da sua casa. Tudo pelo celular ou iPad.

Como desenvolvedor, é essencial estar por dentro de todas as atualizações de um dos sistemas operacionais mais importantes da atualidade. É nesse contexto que se criam oportunidades para o desenvolvimento de aplicativos que podem estar na mão de milhares de pessoas nos próximos meses. Se inspirou com as novidades acima? Já tem ideias para

desenvolver seu próprio app? Não perca mais tempo: saiba como realizar o seu projeto do zero.

Anterior «
Próximo »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

X