Não é de hoje que a google / Android é alvo de criticas por causa da pirataria.

No interesse de mudar as criticas negativas da plataforma, a google pretende lançar em uma das próximas versões do android, possivelmente ainda no Android N sem a opção de instalar aplicativos por outras fontes. Isso será uma forma de evitar a pirataria na plataforma.

android-pirate

Monument Valley informou ano passado do prejuízo que ela teve com o Android devido a pirataria, nas vendas do aplicativo foi feito um levantamento onde apenas 5% dos usuários com o jogo efetivamente pagaram por ele. Em um numero assustador de 95%, a pirataria foi o meio que os usuários mais adquiriram o aplicativo, você pode ver o artigo sobre aqui no Business insider.

E como os desenvolvedores irá testar?

É de pouco conhecimento aos usuários android, mas existe um programa beta da google que abrange isso. O desenvolvedor libera seu aplicativo para um numero x de pessoas para testar e informar sobre possíveis bugs e depois ele aplica isso na versão oficial livre. Um exemplo disso é o Facebook Beta.

Como ficará as lojas como a Amazon que precisa ser instalado por outras fontes? 

A Google quer abordar esses casos de lojas oficiais liberando a opção de lojas na própria suite da google. No caso,m a google pretende usar um aplicativo que virá nos aparelhos android chamado de “Alternative Stores” que na tradução livre significa lojas alternativas.

A opção que pode vir aos usuários com isso que ainda pretendem usar aplicativos de outras fontes não autorizadas pela google será possivelmente um downgrade (se disponível pois se o aparelho vem já com a versão ele não tem versões anteriores para fazer o downgrade) ou Roms Customs, que são as Roms alternativas feitas por desenvolvedores no AOSP (Android Open Source project). Porém, vale ressaltar que alguns aparelhos bloqueiam downgrade quando existe atualização de modem e fazer o downgrade pode ocasionar em Brick (inutilização do aparelho) ou perda de Imei (aparelho não irá mais reconhecer o chip).

Aguardamos com uma melhora na loja da google e na experiencia com o android em geral com isso, uma vez que todos os usuários assim como os desenvolvedores sairão ganhando. Os desenvolvedores não terá mais tanta preocupação com a pirataria por ela ficar mais difícil ser feita e o android terá maior fluidez pois não haverá problemas de queda de performance por causa de alguns usuários que instalam aplicativos que não são projetados aos seus aparelhos.

Fonte: Google Developer Program