Android M, N e O terão Google Assistant em pt-br em breve

Usuários com o Android Marshmallow e Nougat terão o Google Assistant em disponível em português do Brasil em breve em seus smartphones, assim como usuários do recém anunciando Android O. Assim, o aplicativo se torna mais abrangente e se aproxima da ideia do Google de tornar o assistente algo próximo da Siri da Apple.

Em entrevista ao Mobile Time, Valdir Leme, head de marketing do Google no Brasil, explicou:

“Não se trata apenas de traduzir. O assistente não é só isso. Como envolve inteligência artificial e machine learning, tem todo um trabalho por trás de realmente fazê-lo entender o usuário local. Há uma série de adaptações de comportamento que fazem o Google Assistente ser diferente do Google Now, por exemplo. Procuramos compreender as demandas locais”

Os engenheiros brasileiros no escritório de Belo Horizonte do Google começaram a trabalhar na adaptação do Google Assistant para o pt-br no ano passado. A versão do assistente em português que está disponível no app Google Allo é o resultado desse trabalho. A diferença é que a versão do Google Assistant terá uma voz própria, ao contrário do Allo que responde apenas em texto.

Além de entender e falar em português, o Google Assistant também aprendeu muito sobre a cultura brasileira, sendo que agora será possível fazer perguntas como: “quantas pessoas cabem no Maracanã?” ou então “Quem matou Odete Roitman?”. Tudo isso deve ser otimizado conforme os usuários utilizam a plataforma.

Contudo, ainda não se sabe quando a API estará disponível para desenvolvedores no Brasil. Nos Estados Unidos desenvolvedores já podem a utilizar para integrar o Google Assistant à seus apps, criando uma nova forma de interagir com eles ao mesmo tempo que torna o próprio Assistant mais rico em funcionalidades. Também não se sabe quando o Google Home chegará ao Brasil.

Anterior «
Próximo »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

X