Ficamos muito apreensivos quando os rumores sobre as baterias do Galaxy S8 e S8+ começaram a surgir. Elas apontavam para uma capacidade energética no mesmo nível encontrado nos seus antecessores. Porém, o Galaxy S8 possui uma tela muito maior que a do S7, então era de se esperar que a bateria também fosse superior.

Então chegou o evento de lançamento e a Samsung confirmou as baterias com capacidades limitadas. Porém, ao contrário do que muitos desconfiaram na época, o Galaxy S8 possui mais autonomia do que o Galaxy S7, apesar da tela maior.

Isso se dá porque os chipsets Snapdragon 835 e Exynos 8895 são feitos no processo 10nm, sendo os primeiros chipsets mobile do mundo a conseguir isso. Sendo que os do ano passado, em comparação, são de 14nm.

A maior diferença que isso proporciona é no consumo de energia. Porém, como era de se esperar, eles também são um pouco mais poderosos que as versões do ano passado no quesito performance.

Mas como o Galaxy S8 com o Snapdragon se sai contra o Galaxy S8 com o Exynos que será lançado no Brasil? Para a alegria dos brasileiros, a autonomia do Galaxy S8 que será comercializado por aqui consegue ficar mais tempo fora da tomada do que o Galaxy S8 americano.

No teste realizado pelo PhoneArena, o Galaxy S8 com Snapdragon 835 aguentou 7 horas e 30 minutos em uma carga. Já o modelo com Exynos 8835 durou quase uma hora a mais, 8 horas e 22 minutos.

Como podemos ver, a diferença não é gigante mas também não é insignificante. Ela se dá provavelmente pelo fato dos núcleos do processador do Snapdragon 835 serem um pouco mais altos do que o do Exynos 8895.

Os quatro núcleos principais do Snapdragon possuem clock de 2,35GHz contra 2,30 do Exynos. Os outros quatro núcleos são de 1,9GHz contra 1,7GHz, respectivamente. Isso, contudo, não deve significar praticamente nenhuma diferença na performance. Até porque, já vimos que em testes de benchmark, os dois são equivalentes.

A pré-venda do Galaxy S8 e S8 Plus já começou, e chegarão às lojas no dia 12 de maio. O Galaxy S8 tem preço sugerido de R$ 3.999 e R$ 4.399 para o S8+. Porém, é possível encontrar lojas praticando preços um pouco inferiores.