Teste revela gasto de bateria do Galaxy S8+ em resolução QHD vs Full HD

A Samsung foi uma das primeiras grandes marcas a disponibilizar no Galaxy S7 a possibilidade de trocar a resolução da tela. Tanto é que quando o Galaxy S7 é atualizado para o Android Nougat, sua resolução padrão se torna Full HD, o que pode ser facilmente revertido para o Quad-HD.

Isso é bom, já que muitas pessoas nem notam a diferença entre o Full HD e Quad-HD em telas pequenas como a de smartphones. Sendo assim, por que não usar a resolução que consome menos bateria?

No Galaxy S8, também é possível fazer isso nas configurações do aparelho de forma simples. Mas qual é a real diferença no gasto de energia entre as duas resoluções? É uma pergunta importante visto que o Galaxy S8 não possui uma bateria tão potente, apesar de ter uma autonomia surpreendente.

Foi isso que o canal Xeetechcare quis descobrir. Utilizando dois aparelhos Galaxy S8+, foram realizados alguns testes como de stand-by, jogos, vídeos e gravação, com um aparelho em resolução Full HD e outro em Quad-HD.

O curioso é que a diferença do consumo de energia entre os dois aparelhos foi bem pequena. No teste de stand-by de duas horas, o Galaxy S8+ com resolução Quad-HD gastou apenas 3% a mais que o com Full HD. No teste de vídeo a diferença foi maior, de 6%. Na de jogos, a diferença novamente caiu para 3%. Ou seja, em Full HD o consumo durante jogos foi maior!

Por fim, na gravação em 4K a diferença continuou a mesma. Esse resultado, apesar de não ter sido realizado da forma mais cientifica possível, é bem curioso. Ele foi realizado com a versão com Snapdragon 835, enquanto a brasileira conta com o Exynos 8895. Contudo, a diferença entre os dois é pequena, com a vantagem para o Exynos no quesito bateria.

Anterior «
Próximo »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

X