Samsung Galaxy S7 branco

Nougat diminui resolução do Galaxy S7 para Full HD, mas isso é bom!

Depois de muita espera, a Samsung finalmente começou a disponibilizar o Android Nougat para o Galaxy S7. Apesar da atualização ainda não estar chegando aos usuários brasileiros, já é possível baixar o firmware e instalar manualmente, já que os modelos suportados são os comercializados no Brasil.

O Nougat traz diversas mudanças e novidades para o sistema operacional, mas um dos principais novos recursos não vem da Google e sim da Samsung. Quem instalar o Android Nougat em seu Galaxy S7 ou S7 Edge terá a resolução da sua tela automaticamente modificada para Full HD (1920×1080) ao invés do WQHD (2560×1440).

Por isso ser feito de forma padrão, está levantando algumas polêmicas. Porém, o usuário pode reverter a resolução facilmente. Basta acessar as configurações e acessar a área da tela. Por lá, o usuário pode escolher três opções de resolução. Além da Full HD e WQHD, também é possível escolher a HD (1280×720).

Samsung Galaxy S7 com Nougat

Opção de mudança de resolução no Galaxy S7 com Android Nougat

A decisão possui um motivo óbvio: a Samsung diminui a resolução padrão para economizar bateria, já que assim o processador e principalmente a placa gráfica não são tão demandados.

Qual é a melhor resolução?

A resolução que fornece maior riqueza de detalhes obviamente é a maior (WQHD). Contudo, isso não quer dizer que é a melhor.

Diversos estudos mostram que o usuário médio não é capaz de discernir entre o Full HD e WQHD em telas menores como a de smartphones. Alguns não conseguem nem em telas maiores como de TVs.

É verdade que o usuário mais atento e exigente geralmente consegue notar alguma diferença sutil, mas aí se deve colocar na balança. Uma pequena diferença (por mais que na cabeça do usuário possa parecer grande) vale o tempo de bateria menor?

Como para a grande maioria dos usuários a bateria certamente pesa mais, e a resolução não é nem notada, a decisão nos parece justificada. Até porque, o usuário mais exigente não terá qualquer dificuldade para restabelecer a resolução máxima.

Fornecer a opção de alterar a resolução certamente é algo louvável. Sabe que vai ficar bastante tempo fora de casa sem poder carregar seu Galaxy S7? Coloque na resolução HD. Aí sim é provável que você note diferenças grandes, mas pelo menos ganhará um tempo extra de bateria.

Anterior «
Próximo »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

X