Este foi um Natal com uma amarga surpresa para os fãs do CyanogenMod, a ROM Android mais popular do mundo. Cyanogen Inc. anunciou que seus serviços e servidores relacionados ao CyanogenMod serão finalizados no final deste ano de 2016, e não lançará mais nightlies.

Essencialmente, o CyanogenMod pode continuar existindo com a ajuda de desenvolvedores independentes e as doações realizadas por seus usuários. Porém, isso é extremamente improvável já que uma equipe de desenvolvedores profissionais da Cyanogen Inc. trabalhava na ROM.

No lugar, teremos outro projeto de código aberto, o LineageOS. Alguns dos desenvolvedores do CyanogenMod estão transferindo os códigos para poderem continuar o trabalho, mas sob novo nome. O repositório já está disponível no GitHub.

Lineage OS

A Cyanogen Inc., apesar de ter um nome amado por milhões de usuários, é uma marca manchada no mercado. Quando seu fundador criou a empresa, seu objetivo era levar o CyanogenMod (ou uma variante dele) para grandes fabricantes no lugar de suas interfaces.

Um dos maiores acordos fechados foi com a Xiaomi. Porém, as empresas encerraram de forma espetacular a parceria. A Cyanogen Inc. quebrou o contrato e fechou um acordo com uma fabricante indiana. Com isso, a Xiaomi passou meses impossibilitada de vender alguns de seus smartphones no país.

Porém, o maior motivo da equipe querer abandonar o nome Cyanogen é porque ele é uma marca registrada. Sendo assim, ela poderia ser vendida a qualquer momento. No blog oficial da nova ROM, escreveram:

“Sim, somos nós. LineageOS será a continuação do que o CyanogenMod foi. Para citar Andy Rubin, esta é a definição de aberto. Uma empresa deixando de suportar um projeto de código aberto não significa que ele precisa morrer.”

Certamente ouviremos mais sobre o progresso do LineageOS nos próximos dias, então fique ligado!

One Response

Leave a Reply

Your email address will not be published.