Todos sabemos que o IOS tem uma loja que tem mais lucro ao desenvolvedor devido às compras dentro dos aplicativos, os (IAP = In app purchase), mas o que às vezes sai despercebido é que o Android tem mais downloads em sua loja de aplicativos Google Play que na loja de aplicativos do IOS. Isso se torna verdade até aos casos de jogos onde a Unity3D fez um levantamento recente que mostra que 82% dos downloads de jogos foram feitos em aparelhos Android e 17% feitos em aparelhos IOS.

Em alguns países a diferença é ainda mais ampla. De acordo com a Unity3D, na Indonésia o Android têm 96% dos downloads efetuados em seus aparelhos e na Coréia e no Brasil 92% cada.

Jogos vendem muito nas lojas de aplicativos e de acordo com a Unity3D, são responsáveis por 85% do mercado de downloads feitos no ano de 2015. E Android sempre teve a maior fatia quando se vem à downloads devido ao número de aparelhos nas mãos dos usuários.

Entre 10 países observados pela Unity3D, para conseguir estes números, o único país onde o IOS tomou a frente foi no japão com 53% dos downloads de jogos. Sobre os aparelhos, o iPhone 6 e iPhone 5S estão entre os mais populares, com os dois juntos somando 28% dos downloads. Apenas 15% para o iPhone 6S e o iPhone6S Plus.

No lado do Android os aparelhos que reinam sobre downloads é curiosamente também os aparelhos mais vendidos. A Samsung reina com 35% no número de downloads de jogos, enquanto a Huawei fica em segundo com 6,3% derrubando a Xiaomi para terceiro com 6,1%. Juntos a Apple e Samsung têm 45% dos downloads sobre aplicativos.

Os dados adquiridos é da soma de 4.4 bilhões de downloads registrados pela Unity3D espalhados sobre 1.7 bilhão de aparelhos.

Ao que o mercado indica é que mesmo a loja Android não sendo a mais lucrativa para os desenvolvedores, a Google Play é vastamente mais acessada que às demais lojas de aplicativos, claramente devido ao número bem maior de ativações de aparelhos Android.

Fonte: Unity 3D Via: Cnet

Leave a Reply

Your email address will not be published.